Parágrafo pessoal Filosofia da Caixa Preta (Flusser)


A filosofia da caixa preta apresenta a noção que a imersão em um mudo dominado pelas tecnologias, a realidade e sua percepção é manipulada pelos dispositivos. A opacidade dos objetos técnicos da origem a "caixa preta", cujo funcionamento é desconhecido e moldam nossa percepção através de seu funcionamento incógnito.

Nesse contexto, Flusser apresenta a tecnologia como um agente não neutro na comunicação, mas dotado de influência sobre a forma que pensamos e captamos o mundo. Questiona também o impacto da tecnologia na capacidade de criar significado e de nos relacionarmos com o mundo de maneira autêntica.

Para Flusser, a alienação é consequência clara do uso das tecnologias na interação com o mundo dado que a forma delas capturarem e descreverem aquilo tenta se passar pela perspectiva humana, mas na verdade, é a perspectiva humana que é adequada ao ponto de vista da máquina.

Por fim, o livro aponta a necessidade de uma revolução de consciência e a criação de uma filosofia especifica para pensar o impacto da tecnologia sobre nós, de forma que humanizemos a tecnologia e não sejamos objetificados por ela.

Comentários